HOME  ::     ::  
   quinta-feira, 22 de agosto de 2019
  Noticias 



CONSULTORIA “APERFEIÇOAMENTO TECNOLÓGICO DE PRODUTO E PROCESSO” - SEBRAETEC


O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia em parceria com o SEBRAE tem a honra de convidá-los a participar da Consultoria “Aperfeiçoamento Tecnológico de Produto e Processo.

O Programa SEBRAE de Consultoria Tecnológica (SEBRAETEC) tem como objetivo criar condições para que micro e pequenas empresas tenham acesso às inovações tecnológicas.

CONSULTORIA INDUSTRIAL

Ações possíveis de serem implantadas nas empresas, conforme necessidade, limitadas em 60h por empresa.

• Criação e implantação de normas e procedimentos. Objetivo: Definir as funções, deveres, comprometimento e métodos de trabalho.

• Adequação de layout. Objetivo: Melhor aproveitamento da área produtiva dos setores envolvidos no processo.

• Planejamento e orientação para implantação do sistema de controle e planejamento da produção (PCP).

• Adequação e implantação do centro de desenvolvimento de produto, modelagem e pilotagem. Benefícios: Desenvolvimento da primeira peça (mostruário) piloto, elaboração da ficha técnica, etc.

• Adequação do setor de corte com método de trabalho para melhor aproveitamento de tecido, mão de obra, qualidade nas peças cortadas evitando o desperdício e obtendo ganho de melhoria para a costura.

• Sala de costura
Adequação de layout de produção;
Treinamento operacional com costureiras e pessoal de apoio;
Treinamento para a utilização correta dos equipamentos;
Máquina de costura: seus benefícios, aparelhos e acessórios;
Normatização das medidas e pontos, seguindo as normas tecido, linha e agulha;
Uso correto de gabaritos evitando que a costureira utilize tesouras e fita métrica para correção das peças cortadas;
Treinamento com palestra para implantação do trabalho em equipe;
Implantação de aparelhos e sistema para melhorar a qualidade e produtividade;
Implantação e controle da qualidade na costura.

• Organização do setor almoxarifado para a estocagem das matérias primas (tecidos, acessórios, aviamentos, materiais de limpeza, etc.) preservando sua integridade física.
Controle de entrada e saída de matérias primas.

• Organização, adequação do setor de distribuição de peças cortadas, etiquetação, gabaritos, acessórios e matérias primas.

• Acabamento final

• Adequação do controle final da qualidade no arremate e na passadoria.

• Controle de terceirização


ENTIDADE EXECUTORA:

SENAI MODATEC é uma escola voltada para a formação profissional e inserção tecnológica para o setor do vestuário. A unidade é referência nacional e já conquistou duas medalhas de ouro na maior competição brasileira das escolas de formação profissional: a Olimpíada do Conhecimento.

CONSULTOR:

DAMIÃO CHAVES DE SOUZA – profissional há mais de 30 anos, atuando no segmento de confecção e atividades práticas desenvolvidas junto à micro e pequenas empresas.
Executou trabalhos de consultoria em diversas empresas, e possui experiência comprovada em todas as áreas citadas no escopo da proposta.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO E CRONOGRAMA
A consultoria poderá ser realizada no período de julho a dezembro, considerando o total de 710 horas de trabalho, sendo 60 horas in loco em cada empresa e 110 horas na entidade executiva.

REQUISITOS DO PROGRAMA: Grupo de, no mínimo, 10 empresas do mesmo setor industrial;
- 2 pessoas por empresa (ideal que tenha a participação do empresário);

VAGAS LIMITADAS: Por causa da agenda do consultor, esta ação beneficiará apenas grupo de 10(dez) empresas. Após a confirmação da participação, será emitido contrato de participação e não serão aceitas desistências.

INSCRIÇÕES: Receberemos manifestação de interesse até dia 20/06/2012 às 11:00 horas, pelo fone 3236-7363/3210-2213 ou e-mail: sindivestu@sindivestu.ind.br. O SINDIVESTU e SEBRAE reservam-se o direito de somente iniciar a turma com quorum completo.




Voltar