HOME  ::     ::  
   quinta-feira, 22 de agosto de 2019
  Noticias 



SINDIVESTU NA MÍDIA - ETIQUETA TEXTIL


Simbologia na etiqueta ajuda na conservação da roupa, diz Sindivestu

Sindicato de Uberlândia orienta para a lavagem de forma adequada.
Roupas brancas e pretas devem ser cuidadosamente separadas.

Ter uma roupa com cara de nova por muito tempo é possível. Uma peça de qualidade tratada como manda a etiqueta pode proporcionar mais satisfação por um longo período. No entanto, algumas pessoas têm dúvidas sobre como fazer a leitura das etiquetas.

O diretor do Sindicato do Vestuário de Uberlândia (Sindivestu), Maurício Silva, garantiu que seguir as dicas da simbologia têxtil impressas nas etiquetas das roupas é fundamental para manter a qualidade da vestimenta. "Cada tecido tem uma composição e, se lavado e passado da forma correta, a durabilidade vai ser incomparavelmente maior", explicou Maurício Silva.

Muitas vezes, porém, os símbolos precisam ser decifrados. No site do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) há o significado de cada um deles.

Seguir rigorosamente as orientações pode parecer um pouco complicado em alguns casos. Uma blusa de tricô, por exemplo, que pede para ser secada na horizontal, deve ser colocada sobre alguma estrutura. A gerente de loja Fernanda Franco explicou que, desta forma, a roupa é bem tratada. "Para a peça não ficar em contato direto na estrutura, por exemplo, pode-se usar uma toalha por baixo", explicou.

No caso das roupas brancas, lavar apenas com outras roupas brancas. Os tons pretos também merecem atenção. "A peça branca merece muito cuidado. Deve ser levada somente com outras peças brancas. Mesmo se lavada com outras peças de tons claros, essas roupas podem soltar algum tingimento e provocar amarelamento. A roupa preta também deve ser lavada somente com peças pretas. Deve ser secada a sombra e do lado avesso. Desta forma, o tom do preto vai estar sempre bonito", garantiu.

Fonte: www.globo.com acesso em 29/05/2012


Voltar