HOME  ::     ::  
   domingo, 18 de agosto de 2019
  Noticias 



PLANEJAMENTO É A PRINCIPAL ESTRATÉGIA PARA A OBTENÇÃO DE UM FINANCIAMENTO


A decisão de investir deve ser proveniente de um planejamento de longo prazo, e que se justifique para obter ganhos reais nos resultados, como: aumento de produção, melhoria de margem, redução dos custos de produção, atendimento a novos mercados, pesquisa e desenvolvimento na melhoria de produtos e processos, e, por fim, como resultado de estratégia financeira para ampliação de competitividade.

A elaboração de um Projeto de Investimento é um fator preponderante para que o empreendedor possa se orientar na decisão do investimento a ser realizado e ainda é a forma mais adequada da empresa apresentar um conjunto de informações relevantes, onde o investimento seja demonstrado de forma atraente, seguro e viável para o banco.

Um Projeto de Investimento consistente aborda basicamente os seguintes temas:

1. A Empresa
1.1. Histórico da empresa
1.2. Situação adm-organizacional
1.3. Desemp. Operacional
1.4. Informações contábeis
1.5. Dividas
1.6. Aspectos ambientais
2. O Projeto a ser financiado
2.1. Objetivos e justificativa do projeto
2.2. Descrição geral do empreendimento
2.3. Investimentos
2.4. Empregos
3. O Mercado
4. Análise Prospectiva

O projeto não deve ser entendido meramente como meio de se conseguir empréstimo bancário e, sim, como ferramenta de planejamento que deve ser utilizada, também, para que o empresário possa atestar a viabilidade econômico-financeira do empreendimento.

A decisão pelos agentes financeiros no sentido de apoiar, ou não, determinado projeto não se baseia apenas em sua capacidade de pagamento, mas envolvem diversos outros fatores como:

    • Estar em dia com obrigações fiscais, tributárias e sociais;

    • Apresentar cadastro satisfatório;

    • Ter capacidade de pagamento;

    • Dispor de garantias suficientes para cobertura do risco da operação;

    • Não estar em regime de recuperação de crédito;

    • Atender à legislação ambiental;

    • Habilitar-se às exigências das instituições financeiras credenciadas.

Finalizado a etapa da elaboração do projeto de investimento e atendidos os requisitos básicos anteriores para se pleitear um financiamento, é importante que o empreendedor conheça e determine qual banco e opção de linha de financiamento é a mais adequada ao empreendimento.

Certamente que desenvolvendo o trabalho apontado acima a empresa amplia as chances de sucesso do seu empreendimento, além de ganhar agilidade na resposta do mercado financeiro em relação ao seu pleito.

Como a Assessoria de Crédito da Fiemg/Cintap pode auxiliar as empresas?

A assessoria em Financiamentos do Sistema FIEMG possui uma equipe técnica capacitada para auxiliar as empresas tanto na avaliação prévia do projeto de investimento, identificando as melhores opções de crédito de acordo com a necessidade do investimento, quanto na orientação para captação e operacionalização dos recursos financeiros junto aos bancos de desenvolvimento.

Além disso, esta Assessoria em Financiamentos é fruto de uma parceria da FIEMG com o BNDES, BDMG e FINEP que busca divulgar e facilitar o acesso às linhas de financiamento, principalmente para micro, pequenas e médias empresas.

As informações poderão se obtidas através do Cintap pelo e-mail credito@cintap.com.br ou pelos telefones: (34) 3230-5200

 

 


Voltar