SESI MARIANA
terça-feira, 30 de agosto de 2016 Seja bem-vindo ao Portal do SESI-Tiradentes
  SESI TIRADENTES Centro Cultural Yves Alves 





A inauguração do Centro Cultural Yves Alves ocorreu em 1998 como resultado de uma iniciativa da SAT - Sociedade de Amigos de Tiradentes, da Fundação Roberto Marinho, da Prefeitura Municipal de Tiradentes – proprietária do prédio - e da Rede Globo Minas, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Cercado das mais características construções do período colonial e de verdadeiras obras de arte do barroco brasileiro, o prédio do Centro Cultural foi concebido com a intenção de constituir-se uma entidade cultural capaz de promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade local, através da realização de eventos que visem difundir o conhecimento da cidade e desenvolver suas instituições culturais e empresariais.

O projeto concebido em 1993, a partir do estudo do arquiteto Glauco Campello, resultou na construção de um belo conjunto que incorporou vestígios da edificação original a um outro prédio erguido ao fundo do terreno. No bloco inferior foram instaladas quatro salas com mobilidade para diversos tipos de eventos. O bloco superior foi destinado ao auditório utilizado como sala de vídeo, teatro, sala de conferências. Há ainda uma sala para pequenas reuniões e o Foyer que abriga exposições temporárias. Entre os dois blocos está o belíssimo jardim interno que, com o aproveitamento do declive natural do terreno, forma um anfiteatro escalonado ao ar livre para apresentações.

Administrado pelo SESI - Serviço Social da Indústria e Instituto Estrada Real desde novembro de 2009, o Centro Cultural possui uma programação regular com sessões de cinema gratuitas, espetáculos musicais, teatrais e de dança, além de exposições permanentes e temporárias. Na sala da Indústria do Conhecimento, computadores com acesso a Internet, gibiteca, DVDteca e uma mini biblioteca são disponibilizados para moradores, turistas e visitantes.

Além de sediar e apoiar todos os festivais de cunho cultural que acontecem em Tiradentes, a instituição realiza, dentro e fora de seu espaço, atividades em parceria com as redes municipal e estadual de ensino e entidades filantrópicas locais.

As Escolas de Cultura do SESI atendem a 80 alunos da comunidade, entre 6 e 17 anos, distribuídos entre os cursos gratuitos de piano, teatro infantil, teatro juvenil, dança acrobática, percussão e artes plásticas.

Nossa programação está acessível através do site: fiemg.org.br/sesitiradentes ou no Facebook: facebook.com/sesitiradentesccya

Localização

O SESI TIRADENTES -Centro Cultural Yves Alves encontra-se localizado no coração de Tiradentes, em pleno Centro Histórico, na rua mais charmosa da cidade e próximo às pousadas, lojas, bares, restaurantes e Rodoviária.

Rua Direita, 168 - Centro - Tiradentes - MG

O mineiro Yves Alves

Conheça a cidade de Tiradentes
 

Rua Direita, 168 - Centro - Tiradentes - MG - CEP:36325-000 - Tel:(32) 3355 1503 | Fax: (32) 3355 1604