HOME  ::     ::  
   domingo, 18 de agosto de 2019

Como coletar amostra de solo


1) Dividir a área a ser amostrada em glebas uniformes quanto à localização (baixada, encosta, alto), vegetação, manejo, cor e textura do solo. É preciso tirar uma amostra para cada tipo de terra. Não coletar próximo de residências, formigueiros, estradas, galpões e depósitos de adubo e calcário.
2) Defina o ponto de coleta, limpe o local retirando capim, pedras e sujeiras. Depois cave um buraco de um palmo de profundidade.

3) Corte uma fatia de terra de cima para baixo numa das paredes da cova com 2 a 3 dedos de espessura. Esta operação pode ser feita também com um trado.

4) Repetir esta operação pelo menos 20 pontos em cada gleba, escolhidos por caminhamento em zigue-zague.

5) Coloque todas as amostras dentro de um balde limpo. Misture bem a terra no balde e encha o saco plástico (mais ou menos 250g - um copo), com a terra seca.

6) Amarre bem a boca do saco. Escreva nele todas as informações solicitadas. Amostras de diferentes profundidades devem ser separadas.
7) Para seu controle, anote o número de cada amostra e o local de onde foi retirada para consultar quando for fazer calagem e adubação.






CALAGEM E ADUBAÇÃO
A DUPLA DA PRODUÇÃO