HOME  ::     ::  
   domingo, 21 de outubro de 2018
  Redução de juros após queda da Selic 
O Banco do Brasil anunciou nesta quinta-feira (19/04/2012) novas reduções nas taxas de juros para pessoas físicas e jurídicas. Segundo a assessoria do banco, os ajustes refletem a alteração da taxa básica de juros (Selic), anunciada ontem pelo Comitê de Política Monetária (Copom). As novas taxas do BB entram em vigor a partir de segunda-feira, e incluem reduções em linhas de crédito alteradas na última semana. A instituição estatal começou há duas semanas um movimento de redução de taxas nos empréstimos, após pedidos do governo para diminuição do spread bancário (diferença entre as taxas que os bancos pegam dinheiro e emprestam ao consumidor). Em seguida, Caixa Econômica Federal, HSBC, Santander, Bradesco e Itaú Unibanco também reduziram suas cobranças. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, os bancos brasileiros estão entre os mais lucrativos do mundo, e é injustificável que o País conte com os maiores spreads do mundo. Ele negou que o governo vá diminuir impostos para os bancos, para compensar possíveis perdas. Confira quais foram as linhas que tiveram mais redução de juros: BB Crédito Consignado INSS - de 0,85% para 0,79% Financiamento Veículo - de 0,99% para 0,95% Cheque Especial - de 1,97% para 1,38% BB Crédito Automático - de 3,39% para 1,99% BB Crédito Parcelamento Cartão - de 3,00% para 2,94% BB Crédito Parcelamento Cheque Especial - de 3,00% para 2,94% Cartão de Crédito - de 3,00% para 2,94%
  Maçarico 
O que priorizar na escolha de um Maçarico

O maçarico é uma ferramenta que revolucionou o trabalho em metal, em especial a soldagem, a partir de sua invenção no fim do século 19. Mas tal revolução técnica trouxe uma série de aspectos a serem observados e priorizados para uma escolha que valorize eficiência e segurança para este tipo de equipamento.

Industrias Metalúrgicas - O QUE PRIORIZAR NA ESCOLHA DE UM MAÇARICO?

Uma das principais características de um maçarico é sua potência calorífica, medida em BTUs/hora, produzida pela queima do gás combustível misturado com oxigênio no bico do equipamento. O poder calorífico de uma chama primária, que é a chama que produz o calor mais importante no processo de solda e brasagem, varia de acordo com o tipo de gás combustível, o equilíbrio da mistura com o oxigênio e a pressão de ambos os gases.
Para que essa mistura seja feita de forma ideal é importante que o maçarico possua um desenho de bico desenvolvido para favorecer esse processo. Para soldagens e brasagens mais pesadas é indicado o uso de gás MPP (propileno), ao invés de GLP, que possui menor poder calorífico. Assim, quanto mais balanceada for a mistura de ar com o combustível ideal,
mais calor será produzido na chama primária e mais rápido será feita a solda.
Neste contexto é importante que o usuário não se esqueça que maçaricos são equipamentos perigosos, independente do gás utilizado, e um manuseio descuidado ou errado pode causar incêndios e até mesmo explosões fatais. Para evitar tais acidentes é imprescindível que todas as orientações de uso do fabricante sejam seguidas à risca e que na compra o usuário dê prioridade a equipamentos desenvolvidos com foco na segurança dele. São exemplos de características altamente recomendáveis para maçaricos manuais, comuns para encanadores, instaladores de ar condicionado, serralheiros entre outros:

- um bico desenvolvido para favorecer a melhor mistura de gases para combustão;
- a existência de componentes de segurança no equipamento, evitando assim qualquer tipo de acidente grave;
- a presença de uma válvula de segurança no cilindro de gás combustível, para impedir o aumento da pressão interna do recipiente e subseqüente risco de explosão;
- que o fabricante tenha testado todos os produtos um a um ainda na linha de produção, o que é a mais segura forma de certificação de segurança;

Observados esses aspectos o usuário já pode considerar ter meio caminho andado na escolha de um maçarico confiável, seguro e que garantirá a ele o melhor cenário de possibilidades técnicas para fazer um trabalho de qualidade. Lembrando sempre que é indispensável todo o conjunto de equipamentos de segurança pessoal como óculos polarizados, sapatos com biqueiras protetoras e roupas limpas e adequadas para isolamento do usuário das altas temperaturas durante processo de soldagem.
* Kalpana Drone é gerente de Produtos da divisão de ferramentas da BernzOmatic, empresa especializada na fabricação, desenvolvimento e comercialização de maçaricos portáteis e seus acessórios para consumidores e profissionais. Fundada em 1876 nos EUA, é uma marca global altamente respeitada e parte do grupo NewellRubbermaid.
  Projeto Dirigente 
Simeval  participa do Projeto Dirigente da Fiemg

O presidente do Simeval Paulo Sérgio Cunha, participou, entre os dias 25 e 27 de agosto, do Projeto Dirigente 2011 – Encontro Mineiro de Lideranças Empresarias. O evento, realizado pela Federação Das Indústrias Do Estado De Minas Gerais (Fiemg) no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte, reuniu empresários e líderes de Sindicatos patronais  de todo o estado com o objetivo promover o alinhamento de propostas para atender as necessidades da classe industrial, o fortalecimento do associativismo e o desenvolvimento de Minas Gerais. “A programação incluiu muitos debates, palestras, reuniões e encontros setoriais, resultando em dias de confraternização, troca de idéias e experiências”. A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Junior. Em seguida, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, ministrou a palestra “Cenários para Economia: riscos e oportunidades”, A palavra planejamento marcou os discursos de Olavo Machado Junior e do Governador Mineiro. Eles falaram sobre o futuro que pode ser projetado para a economia do estado. Olavo machado Junior convocou os empresários e dirigentes sindicais a pensarem na indústria que projetam para Minas nas próximas décadas. E Anastasia mostrou aos empresários como planejamento foi inserido na administração do Estado. Durante os outros dias do encontro, foram debatidos ainda temas como Gestão Empresarial, Estratégia de Mercado, liderança Empresarial, Panorama da Indústria Têxtil e confecção, contando com a presença de palestrantes e consultores de renome nacional.

  Convenção Coletiva 2011/2012 
  Contratam 

Indústria Metalúrgica e Serviços Domésticos Contratam

O agregado Outros Setores (principalmente construção civil e serviços domésticos) e a indústria foram os destaques da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) de julho nos sete municípios. No primeiro caso, a ocupação cresceu 15,4%, com a criação de 19 mil postos de trabalho – resultado que pode ser atribuído às contratações no setor doméstico, uma vez que a construção mostrou comportamento descendente nos números de julho do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Na indústria, o emprego cresceu 1,5% em julho ante junho, com a contratação de 5 mil trabalhadores. Segundo o coordenador de análise da PED pela Fundação Seade, Alexandre Loloian, o avanço no emprego fabril deve ser creditado, principalmente, ao setor metalmecânico, no qual a ocupação avançou 5,2%, com a contratação de  9 mil trabalhadores, enquanto nos demais segmentos o emprego recuou 2,4%, com o fechamento de 4 mil vagas. Loloian atribuiu o aumento na ocupação metalúrgica ao setor automotivo, cuja produção mantém-se em patamar superior ao de 2010, a despeito do aumento nos estoques e à concorrência com os veículos importados. O economista reconheceu, no entanto, que o cenário na indústria é ruim devido ao real sobrevalorizado, que tem sido responsável pelo aumento das importações e prejudica a competitividade das empresas no mercado externo. “O que pode alterar esse cenário é a nova política industrial, anunciada pelo governo em agosto”, afirmou Loloian, destacando que as medidas do Plano Brasil Maior poderão contribuir para proteger a indústria brasileira da concorrência com os importados e estimular a inovação tecnológica no parque fabril brasileiro. Outro destaque da pesquisa foi o aumento de 4,4% na ocupação sem carteira assinada em comparação a junho. “Esses dados refletem as incertezas dos empregadores, que preferem não se comprometer com a contratação de trabalhadores com carteira”, disse Loloian.

 

  Mecânica 

Metal inteligente promete geladeira super eficiente

Redação do Site Inovação Tecnológica

Metal inteligente substitui gases usados em refrigeração
O protótipo comprovou a eficiência da liga termoelástica, que tem potencial para substituir a refrigeração convencional de compressão.[Imagem: Keck Laboratory]

Engenheiros da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, criaram uma liga metálica "termalmente elástica" que poderá revolucionar a indústria de geladeiras e condicionadores de ar. Segundo o professor Eric Wachsman, coordenador da equipe, o "metal inteligente" permite a fabricação de equipamentos de refrigeração 175% mais eficientes do que os atuais, baseados em compressores. "Os sistemas de ar condicionado representam a maior parcela das contas de energia elétrica no verão, por isso esta nova tecnologia poderá ter um impacto significativo, bem como um importante benefício ambiental", diz ele.

Liga termoelástica

A liga metálica é uma espécie de refrigerante sólido. As geladeiras e aparelhos de ar-condicionado atuais usam um gás como refrigerante, que é bombeado por um compressor. O que faz o processo de resfriamento funcionar é a alteração na densidade do gás refrigerante, que ocorre quando sua pressão se altera ao ser forçado pelo compressor. A nova liga metálica de dois estados absorve ou gera calor, de forma alternada, em um comportamento muito semelhante ao do sistema baseado em compressor. Com isto, o refrigerante sólido substitui o gás usado na refrigeração convencional, naquilo que os pesquisadores afirmam ser "um avanço tecnológico fundamental". A grande vantagem é que o sistema de refrigerante sólido usa muito menos energia. Outra vantagem dessa tecnologia inovadora é que ela resolve um problema ambiental que voltou à baila recentemente, quando cientistas alertaram que os gases usados em refrigeração, que vieram substituir os clorofluorocarbonos, que destroem a camada de ozônio, podem causar problemas ainda piores - veja Produtos que salvaram a camada de ozônio podem provocar chuva ácida.

Refrigeração de estado sólido

Na próxima fase da pesquisa, a equipe irá testar a viabilidade comercial da liga termoelástica para uso em sistemas de refrigeração doméstica. O Departamento de Energia dos Estados Unidos já garantiu um aporte de US$500.000,00 para o projeto. A empresa General Electric também já se interessou pela tecnologia e deverá ajudar a financiar os estudos de viabilidade econômica e técnica. Em uma inovação similar, pesquisadores espanhóis recentemente descobriram uma liga metálica que muda de temperatura sob ação da pressão ou de um campo magnético externo - veja Refrigeração sólida mais próxima com nova liga super versátil. Veja também Geladeiras de estado sólido já surgem no horizonte.